“Então contou esta parábola: "Um homem tinha uma figueira plantada em sua vinha. Foi procurar fruto nela, e não achou nenhum.Por isso disse ao que cuidava da vinha: ‘Já faz três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não acho. Corte-a! Por que deixá-la inutilizar a terra? ’Respondeu o homem: ‘Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei.Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a’ ". Lc. 13:6-9
Estava pensando nesse texto; bem, preguei sobre ele domingo, no culto de celebração, mas posso utilizá-lo em tantas coisas. Acho que a idéia central é se envolver em algo. Quando o dono da figueira decidiu cortá-la, aquele servo que cuidava, pediu mais um ano dizendo que faria algo diferente: cuidaria, adubaria, cavaria (afofaria a terra), para que a figueira desse fruto.
Quero meditar sobre isso, pensando nas reuniões de sábado à noite. Tenho nesses dias pregado em muitas igrejas, e acho que vivemos um tempo difícil nos cultos de jovens. Estava observando sobre um desses cultos a algum tempo atrás e pensei: “Será que se eu fosse um desses jovens eu voltaria nessa igreja, que culto mais chato, pra baixo.
Como é em sua igreja?
O que precisa mudar para enchermos a igreja no sábado? Onde estão os jovens? Existem várias igrejas que já desistiram, exterminaram as reuniões no sábado, oferecendo o jovem direto para a boca dos leões. Alguns acham que é só abrir a igreja e tudo pronto, a galera vai chegar. Tocando sempre as mesmas músicas, as vezes com um teatro, as mesmas palavras de sempre com pregações de exortação. Parece que quem sobe no altar, está pronto para “dar bronca”. Hoje o mundo está tão diferente, tão tecnológico, mais cabeça, a galera tem tanto acesso as informações. Mas tenho a sensação que nós como igreja paramos no tempo.
Como sou professor de ensino médio percebo que um jovem passa a andar rapidamente em grupo, por identificação. A palavra que manda é “relacionamento”, e na igreja não é diferente, todos precisam de relacionamento. Um jovem é que leva outro para o culto.
Quero fazer um apelo para você líder de jovens, idealize seu culto de sábado com antecedência, reúna com a liderança, prepare vídeos, faça culto com temas, toque músicas diferentes, músicas que não são tocadas nos cultos de domingo. Use a equipe de dança, com roupas jovens, pregue palavras “pra cima”, faça acampamentos anuais, trace metas, desafie a galera com alvos atingíveis. Todas essas coisas geram motivação, faça evangelismo de rua, pois isso desenvolve uma santa loucura, uma paixão pelas vidas.
Ainda a tempo, o Senhor está nos dando mais “um ano”, vamos pregar pra galera. E você líder, pense com carinho, planeje antes, gere o culto antes que chegue o sábado.
Se afofarmos a terra e nutrirmos, certamente os frutos virão.
Pr. André Torres
Twitter: @prandretorres